MAIS ACTUAL BLOG

Rui Costa Pinto - Jornalista/Editor/Publisher

quinta-feira, janeiro 02, 2025

BOM SENSO À MARCELO

Marcelo Rebelo de Sousa tem dado sucessivos exemplos de falta de bom senso, pessoal, institucional e político, com tantos prejuízos, pelo que é surpreendente passar a exigir aquilo que não conseguiu nos últimos oito anos. É o início de um período de retoques na sua imagem até ao fim do mandato, com a reafirmação da neutralidade podre de outros tempos. 

P. S. Pedro Nuno Santos também está amplamente apostado em demonstrar o seu bom senso, tantas vezes traduzido numa oposição de terra queimada ao lado do Chega, continuando a ignorar os incidentes em Moçambique, certamente para se continuar a concentrar na mercearia do PS que lhe garante a paz interna.

quarta-feira, janeiro 01, 2025

REACÇÃO À CHACINA EM GAZA

A carnificina em Mabdeburg, na Alemanha, no dia de Natal, e agora a de Nova Orleães, no primeiro dia 2025, representam um padrão de ataques terroristas e/ou isolados que fazem lembrar os anos 70 e 80 do século passado.

P. S. O desaparecimento de Jimmy Carter não apaga a memória da sua percepção do Estado de Israel e do conflito no Médio Oriente.

terça-feira, dezembro 31, 2024

NUNCA ESQUECER

As guerras e as mortes centenas de milhares de civis e milhões de deslocados em 2024.

P. S. Três factos: 1) O número de jornalistas palestinianos mortos subiu para 147 no Médio Oriente, desde 7 de Outubro de 2023; 2) A ONU classificou como crimes de guerra ou contra a humanidade 136 ataques de Israel a 27 hospitais e 12 instalações médicas em Gaza; 3) Passados 32 dias após tomar posse como presidente do Conselho Europeu, António Costa continua em silêncio sobre Gaza.

URGÊNCIAS (ROSALINO) OUT

No último dia do ano todos os cuidados são poucos: 18 urgências fechadas e condicionadas.

P. S. Acabar o ano com mais uma polémica relativa a novo job for the boys faz lembrar a transferência milionária de Mário Centeno das Finanças para o Banco de Portugal, entre outras. Resta o bom senso de quem, à última da hora, não aceitou fazer parte do repetido embuste político. 


segunda-feira, dezembro 30, 2024

REFORMA É UM LUXO

O aumento da idade para a reforma, que passou para os 66 anos e nove meses, foi determinado, hoje, por portaria. É assim, no período das Festas, sem apelo nem agravo, sem qualquer sinal de contestação.

P. S. Em França, o aumento de 62 para 64 anos deu origem a uma crise política que se arrasta desde 15 de Abril de 2023. A média na União Europeia, em 2023, era de 64,3 para os homens e 63,5 para as mulheres. 

É TEMPO DE MORTE E ABANDONO

IPSE DIXIT. BOA SEMANA (01/2025)

 

«Os portugueses
que tiveram reacções adversas
às vacinas COVID-19
estão ao abandono».
Teresa Gomes Mota
26/12/2024

«Neste Natal, 
início do Ano jubilar, 
convido todas as pessoas, 
todos os povos e nações 
a terem a coragem de atravessar a Porta, 
a tornarem-se peregrinos da esperança, 
a calarem as armas – a calarem as armas! – 
e a superarem as divisões!».
Papa Francisco
25/12/2024

«If you are not appalled 
by what is happening 
in Gaza. 
If you are not shaken 
to your core. 
Then there is something wrong 
with your humanity».
Munther Isaac
25/12/2024


sexta-feira, dezembro 27, 2024

VISEU: TIROS NO GELO

Com pouco mais de 100 mil habitantes, a cidade de Viseu foi abalada por mais um incidente de violência extrema, com um tiroteio num espaço comercial, no palácio do gelo com famílias a divertirem-se na época festiva.

P. S. A evidencia da realidade está a confirmar a percepção, por mais filtros do politicamente correcto e tentativas para abafar a violência urbana crescente.

MOÇAMBIQUE: PORTUGUESES EM RISCO

Após a confirmação de Daniel Chapo, imediatamente reconhecida por Portugal, os protestos violentos em Moçambique continuam a atingir os cidadãos portugueses. 

P. S. O silêncio de Luís Montenegro está à altura da política externa pequenina de Paulo Rangel, com a cumplicidade de Marcelo Rebelo de Sousa.

SNS: MAIS AUDITORIAS

As notícias de urgências fechadas e condicionadas, erros, esperas e atrasos estão a inundar o espaço mediático, seguidas de anúncios de mais auditorias. Ana Paula Martins e Marcelo Rebelo de Sousa estão satisfeitos. Luís Montenegro faz-de-conta.

quinta-feira, dezembro 26, 2024

DESPEDIMENTOS COLECTIVOS A SUBIR

No ano de viragem, como lhe chamou Luís Montenegro, ontem, talvez seja mais fácil compreender a notícia, hoje: As empresas com processos de despedimento coletivo concluídos no primeiro semestre aumentaram 45,2% em termos homólogos, para 196, e o número de trabalhadores despedidos subiu 22,6% para 1.876.

SPORTING À DERIVA: TEVE DE SER

A saída de João Pereira – também teve que ser – é mais do que um golpe na carreira do aspirante a treinador. É o Sporting à deriva, o princípio do fim anunciado de Frederico Varandas, a derrota do discurso arrogante e da bazófia gratuita para esconder a incompetência na gestão de Ruben Amorim.

P. S Com o milagre irrepetível, mesmo no Natal, Rui Borges chega a tempo?

quarta-feira, dezembro 25, 2024

MONTENEGRO EM DELÍRIO NATALÍCIO

A declaração de Natal do primeiro-ministro foi tão delirantemente acelerada quanto tem sido a sua cada vez mais pequenina política externa. As campainhas estão a tocar cada vez mais alto, mas ainda é Natal.

P. S. Os fundos europeus continuam a fazer milagres, no país possível com Marcelo Rebelo de Sousa.

SNS NO NATAL

 Urgências fechadas e condicionadas: 13.

terça-feira, dezembro 24, 2024

SANTO NATAL

 Com paz e fraternidade.

GREVES DE NATAL

Os médicos dos cuidados de saúde primários, os trabalhadores da AIMA, da distribuição das grandes superfícies, comércio, armazéns e serviços, da recolha do lixo em Lisboa, da Portway, dos Registos e da SPdH/Menzies (antiga Groundforce). 

P. S. Até ao final do ano estão ainda em greve os guardas prisionais do estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária (PJ), os técnicos de reinserção social e serviços prisionais e os inspetores de pescas.

segunda-feira, dezembro 23, 2024

MÉDICOS RELANÇAM DEBATE

Os mais de 800 médicos que ameaçam com desobediência civil, recusando cumprir as novas limitações a estrangeiros não residentes no acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), aprovadas na Assembleia da República, relançam um debate que já devia ter sido feito há muito tempo, e que tem e deve ser feito, em nome da transparência e da justiça.

NATAL (PARA ALGUNS)

IPSE DIXIT. BOA SEMANA (52/2024)




«Firing 80% 
of the EU’s Bureaucrats».
Fidias Panayiotou
22/12/2024

«Se ninguém já se lembra
o que disse Miguel Coelho,
eu lembro-me.
(...) Em 2008 [governo Sócrates],
no bairro do Aleixo
foram as pessoas colocadas 
exatamente nesta postura
contra o muro».
Miguel Morgado
21/12/2024

«Bombardearam crianças [Gaza]. 
Isto é uma crueldade, 
não é uma guerra».
Papa Francisco
21/12/2024

«Este processo 
[sanções aos militares NRP Mondego]
não podia ir avante,
a sanção não podia ser aplicada
por via da violação 
dos direitos de defesa».
Paulo Graça
20/12/2024

«Isto aconteceu [15 mil sem-abrigo]
pela falta de ação e de execução 
de promessas e de estratégias 
que tinham sido feitas no passado».
António Leitão Amaro
19/12/2024

«Julgo que [Portugal]
pode fazer muito mais.
É necessário enviar
um sinal inequívoco
ao regime de Maduro».
Maria Corina Machado
18/12/024

«Las actas 
llegaron al Parlamento Europeo!».
Edmundo González Urrutia
17/132/2024

domingo, dezembro 22, 2024

BOAS FESTAS?

Depois do ataque em Kazan, Vladimir Putin promete mais destruição na Ucrânia. Entretanto, Israel continua o genocídio em Gaza, com mais um ataque a um hospital e mortes de civis.

NO PAÍS DA "HONRA"

Na véspera de mais um Natal, sucedem-se as lengalengas do orgulho nacional por causa das missões militares no estrangeiro. Tudo num país sem honra em relação aos sem-abrigo, a quem precisa de uma consulta ou cirurgia, a quem recorre à justiça, aos pais que não têm dinheiro para colocar os filhos numa escola privada, aos jovens que não podem pagar uma casa, a quem não vive em zonas livres da criminalidade urbana crescente.

sábado, dezembro 21, 2024

IMPERATIVO NACIONAL

A cada auditoria sobre os serviços públicos, a realidade do INEM surge como mais um exemplo do que foi a governação de António Costa, com a inestimável ajuda de Mário Centeno e Fernando Medina, um oásis de mentiras e de indiferença em relação às mais básicas necessidades dos cidadãos que roçam o politicamente criminoso.

P. S. Antes de qualquer delírio populista ou projecto megalómano, mudar este país "decente", defendido ainda hoje por Pedro Nuno Santos, é mesmo o imperativo nacional, mesmo que tenha de enfrentar a cumplicidade de Marcelo Rebelo de Sousa e da generalidade da comunicação social.

sexta-feira, dezembro 20, 2024

NO PAÍS "DECENTE"

A fiscalização da PSP no Martim Moniz despertou novamente a vertigem "humanista" da esquerda fandanga, a tal que invoca que os imigrantes até pagam à Segurança Social para justificar todos os atropelos e fazer de conta que desconhece as condições de vida e a exploração de que são vítimas.

P. S. O país "decente" de Pedro Nuno Santos está a mudar, ainda que muito lentamente. Enquanto os portugueses morrem às portas das urgências e por falta de socorro de emergência, finalmente o turismo de saúde impune durante anos a fio tem os dias contados.

quinta-feira, dezembro 19, 2024

SENHORES DA GUERRA: TERRORISMO, INSANIDADE E IMPUNIDADE

A vida de inocentes civis continua a ser uma brincadeira para os senhores da guerra. Eis a mais recente definição de terrorismo, insanidade e impunidade nas palavras de Vladimir Putin: «I propose an experiment to the West, a high-tech duel... designate a target in Kyiv, move all our air defense there, and "we'll hit there with the Oreshnik and see».

P. S. O delírio criminoso não é um exclusivo dos ditadores, basta atentar ao que se passa com Israel no Médio Oriente, com norte-americanos e europeus com as mãos cobertas de sangue.

UNIÃO EUROPEIA: FOLCLORE NÃO FAZ ESQUECER GAZA

Enquanto os principais actores mundiais protagonizam distrações diversas, ora com mais sanções à Rússia, ora com as estafadas promessas aos ucranianos, a situação no Médio Oriente continua à mercê dos crimes de guerra de Israel.

P. S. A tomada de posse de Donald Trump é um momento clarificador na cena mundial, o que só pode trazer vantagens, pois já não é possível aguentar mais o folclore dos 27.


quarta-feira, dezembro 18, 2024

RTP AO SERVIÇO

É o branqueamento da RTP, antes como agora: vale a pena ver a entrevista na íntegra a Corina Machado, sem cortes cirúrgicos, se ainda for possível, designadamente para assistir à justa crítica da líder venezuelana à diplomacia portuguesa de joelhos que continua a não reconhecer Edmundo González Urrutia como o presidente eleito da Venezuela. 

PORTUGAL EM SITUAÇÃO CRÍTICA

É mais um indicador da Comissão Europeia e do Conselho que comprova o falhanço da governação socialista, a que Luís Montenegro não pode ficar indiferente: «A eficácia do sistema de proteção social português no alívio dos riscos de pobreza e na redução das desigualdades de rendimento piorou em 2023».

P. S. Pedro Nuno Santos não se pode continuar a esconder na táctica politicamente ridícula de nos últimos dias preventivamente pintar de cor-de-rosa a herança de António Costa, para agora se calar, quando também tem uma quota pare de responsabilidade.

terça-feira, dezembro 17, 2024