MAIS ACTUAL BLOG
quinta-feira, janeiro 02, 2025
BOM SENSO À MARCELO
quarta-feira, janeiro 01, 2025
REACÇÃO À CHACINA EM GAZA
A carnificina em Mabdeburg, na Alemanha, no dia de Natal, e agora a de Nova Orleães, no primeiro dia 2025, representam um padrão de ataques terroristas e/ou isolados que fazem lembrar os anos 70 e 80 do século passado.
P. S. O desaparecimento de Jimmy Carter não apaga a memória da sua percepção do Estado de Israel e do conflito no Médio Oriente.
terça-feira, dezembro 31, 2024
NUNCA ESQUECER
URGÊNCIAS (ROSALINO) OUT
No último dia do ano todos os cuidados são poucos: 18 urgências fechadas e condicionadas.
P. S. Acabar o ano com mais uma polémica relativa a novo job for the boys faz lembrar a transferência milionária de Mário Centeno das Finanças para o Banco de Portugal, entre outras. Resta o bom senso de quem, à última da hora, não aceitou fazer parte do repetido embuste político.
segunda-feira, dezembro 30, 2024
REFORMA É UM LUXO
O aumento da idade para a reforma, que passou para os 66 anos e nove meses, foi determinado, hoje, por portaria. É assim, no período das Festas, sem apelo nem agravo, sem qualquer sinal de contestação.
P. S. Em França, o aumento de 62 para 64 anos deu origem a uma crise política que se arrasta desde 15 de Abril de 2023. A média na União Europeia, em 2023, era de 64,3 para os homens e 63,5 para as mulheres.
IPSE DIXIT. BOA SEMANA (01/2025)
domingo, dezembro 29, 2024
HOSPITAL EM CIMA DO GENOCÍDIO
sábado, dezembro 28, 2024
SNS: MUDANÇA?
sexta-feira, dezembro 27, 2024
VISEU: TIROS NO GELO
MOÇAMBIQUE: PORTUGUESES EM RISCO
Após a confirmação de Daniel Chapo, imediatamente reconhecida por Portugal, os protestos violentos em Moçambique continuam a atingir os cidadãos portugueses.
P. S. O silêncio de Luís Montenegro está à altura da política externa pequenina de Paulo Rangel, com a cumplicidade de Marcelo Rebelo de Sousa.
SNS: MAIS AUDITORIAS
quinta-feira, dezembro 26, 2024
DESPEDIMENTOS COLECTIVOS A SUBIR
SPORTING À DERIVA: TEVE DE SER
A saída de João Pereira – também teve que ser – é mais do que um golpe na carreira do aspirante a treinador. É o Sporting à deriva, o princípio do fim anunciado de Frederico Varandas, a derrota do discurso arrogante e da bazófia gratuita para esconder a incompetência na gestão de Ruben Amorim.
P. S Com o milagre irrepetível, mesmo no Natal, Rui Borges chega a tempo?
quarta-feira, dezembro 25, 2024
MONTENEGRO EM DELÍRIO NATALÍCIO
A declaração de Natal do primeiro-ministro foi tão delirantemente acelerada quanto tem sido a sua cada vez mais pequenina política externa. As campainhas estão a tocar cada vez mais alto, mas ainda é Natal.
P. S. Os fundos europeus continuam a fazer milagres, no país possível com Marcelo Rebelo de Sousa.
terça-feira, dezembro 24, 2024
GREVES DE NATAL
segunda-feira, dezembro 23, 2024
MÉDICOS RELANÇAM DEBATE
IPSE DIXIT. BOA SEMANA (52/2024)
domingo, dezembro 22, 2024
BOAS FESTAS?
Depois do ataque em Kazan, Vladimir Putin promete mais destruição na Ucrânia. Entretanto, Israel continua o genocídio em Gaza, com mais um ataque a um hospital e mortes de civis.
NO PAÍS DA "HONRA"
sábado, dezembro 21, 2024
IMPERATIVO NACIONAL
A cada auditoria sobre os serviços públicos, a realidade do INEM surge como mais um exemplo do que foi a governação de António Costa, com a inestimável ajuda de Mário Centeno e Fernando Medina, um oásis de mentiras e de indiferença em relação às mais básicas necessidades dos cidadãos que roçam o politicamente criminoso.
P. S. Antes de qualquer delírio populista ou projecto megalómano, mudar este país "decente", defendido ainda hoje por Pedro Nuno Santos, é mesmo o imperativo nacional, mesmo que tenha de enfrentar a cumplicidade de Marcelo Rebelo de Sousa e da generalidade da comunicação social.
sexta-feira, dezembro 20, 2024
NO PAÍS "DECENTE"
quinta-feira, dezembro 19, 2024
SENHORES DA GUERRA: TERRORISMO, INSANIDADE E IMPUNIDADE
UNIÃO EUROPEIA: FOLCLORE NÃO FAZ ESQUECER GAZA
Enquanto os principais actores mundiais protagonizam distrações diversas, ora com mais sanções à Rússia, ora com as estafadas promessas aos ucranianos, a situação no Médio Oriente continua à mercê dos crimes de guerra de Israel.
P. S. A tomada de posse de Donald Trump é um momento clarificador na cena mundial, o que só pode trazer vantagens, pois já não é possível aguentar mais o folclore dos 27.
quarta-feira, dezembro 18, 2024
RTP AO SERVIÇO
É o branqueamento da RTP, antes como agora: vale a pena ver a entrevista na íntegra a Corina Machado, sem cortes cirúrgicos, se ainda for possível, designadamente para assistir à justa crítica da líder venezuelana à diplomacia portuguesa de joelhos que continua a não reconhecer Edmundo González Urrutia como o presidente eleito da Venezuela.